12 dicas para renovar a sua cozinha sem fazer obras

Por vezes, as reformas domésticas são mais complexas do que gostaríamos, mas com a passagem dos anos, as alterações acabam por chegar de um ou de outra maneira. Se está cansado de que a sua casa tenha um ar antiquado, tem várias opções para renovar a cozinha sem obras e sem gastar muito dinheiro. Quer conhecê-las?

Sim, mesmo que à partida pareça complicado, pode obter muito bons resultados. Para este novo artigo do Brico Depôt preparámos uma série de 13 conselhos através dos quais vários dos nossos leitores já conseguiram fazer a transformação que tanto desejavam nas suas cozinhas. Verá como pode ser bastante mais económico do que pensa!

As melhores ideias para reformar a sua cozinha sem obras

Queremos ter a certeza de que, quando terminar a leitura, não lhe faltarão ideias para reformar a sua cozinha sem obras. Dependendo do seu orçamento, poderá aplicar mais ou menos os seguintes conselhos, mas uma coisa é clara: sentirá que tem um espaço totalmente renovado e rejuvenescido.

Ideias para renovar cozinhas antigas

Dê uma segunda vida aos seus azulejos antigos

Os mosaicos dos pavimentos ou das paredes das cozinhas tendem a danificar-se decido ao derrame de alimentos e aos salpicos de líquidos, tais como o azeite. O seu design também pode ser antiquado e estar cansado do mesmo após um certo tempo. Independentemente do caso, pintar os mosaicos será a sua melhor opção para dar início à reforma da cozinha sem obras.

Tem uma grande variedade de tintas e esmaltes específicos no mercado para conseguir resultados duradouros de forma simples e poderá escolher as cores de que goste. Desta forma, não necessitará de aplicar uma camada de primário para preparar a zona e poderá esfregar a superfície sem risco de remover a tinta.

Pensava que comprar azulejos novos era a única solução? Se procura poupar e reformar a cozinha sem grandes obras, esta é a melhor opção ao seu dispor.

Prefere algo diferente? Tem a opção de instalar ladrilhos ou um pavimento laminado. Logicamente, não será tão económico como a pintura ou os esmaltes, mas é uma opção com maior longevidade.

Outra demão de pintura nas paredes

Se optou por pintar os mosaicos do piso, porque não fazer o mesmo nas paredes? Por vezes, algo tão simples e económico como a pintura pode rejuvenescer uma superfície por completo quando quer renovar a cozinha sem obras. É normal que, com a passagem do tempo, percam a sua pureza original, mas isso não significa que não possam sem restaurados.

Se quer que os resultados durem mais tempo e que a cor não apresente desgaste rapidamente, a melhor opção é optar por tinta específica para cozinhas. Graças à sua fórmula antigordura, mantêm-se em perfeitas condições durante muito tempo, além de que podem ser lavadas sem o risco de eliminar a cor.

Propomos outra opção muito eficiente e que alcança bons resultados: os frisos de PVC, são simples de instalar e oferecem acabamentos únicos e realmente inovadores. Graças à sua versatilidade, terá à sua disposição todo o tipo de acabamentos para tornar a parede muito mais moderna.

Modernizar móveis de cozinha

Dê um novo aspeto à bancada

A bancada é um dos principais elementos de qualquer cozinha. Não só a nível estético, como também funcional. Embora não tenha de fazer obras, terá de retirar o lava-louça e a placa de fogão para a poder trocar por uma nova, pelo que o processo não é tão simples como nos casos anteriores.

Para tal, também terá de retirar as juntas para instalar umas novas. Após preparar a nova bancada, com todas as medidas calculadas na perfeição, poderá colocar o tampo e instalar novamente o lava-louça e a placa de fogão.

Cuide dos pequenos detalhes

Por vezes, os melhores resultados estão nos elementos mais pequenos. Por exemplo, as maçanetas e os puxadores dos móveis são detalhes aos quais pode não prestar grande atenção, mas que desempenham um papel fundamental na decoração como um conjunto.

Para reforçar a cozinha sem obras, basta garantir que o material se encaixa no estilo decorativo que procura. Podem ser de madeira, aço inoxidável, alumínio… O mais importante é que se assegure de que retira as maçanetas e puxadores com um aspeto antigo e os substitui por uns novos que poderá alterar sem qualquer problema.

Os pequenos detalhes também marcam a diferença no momento de reformar a cozinha sem obras!

Renove as portas

Talvez já tenha pensado na aparência obsoleta das portas da cozinha. Com a passagem do tempo, a cor deteriorou-se e já não abrem e fecham tão bem como nos primeiros dias. Está na hora de as substituir! São a primeira coisa que os seus convidados veem ao visitar o espaço e, certamente, que quer deixar uma boa impressão.

Na nossa loja online tem uma ampla variedade de opções disponíveis, com diversos acabamentos e materiais. Esta decisão marcará muito mais o resultado da reforma da cozinha sem obras, além de que não exige muito esforço.

Novas tendências para cozinhas

Compre móveis novos

Todos gostamos de estrear algo novo de vez em quando, seja roupa ou qualquer complemento para melhorar a casa. Além disso, no caso dos móveis, é algo que não acontece com frequência, pelo que a decisão que adote será muito mais importante. Há quem prefira avançar lentamente e há quem substitua cadeiras, mesa e armários em simultâneo.

É inevitável pensar em reformar a cozinha sem obras e descurar este ponto, uma vez que são os principais elementos a chamar a atenção. No nosso ponto de vista, tanto isto como a bancada podem dar um aspeto totalmente novo à cozinha.

Restaure móveis antigos

Pode ser que os móveis da cozinha não sejam tão antigos que requeiram a substituição, mas isso não significa que não possa dar-lhes uma pincelada para parecerem renovados.

Se procura uma alteração completa do estilo decorativo para reformar a cozinha sem obras nem gastar demasiado dinheiro, pintar os móveis é uma excelente ideia. Não perderá muito tempo e é algo que pode fazer de um dia para o outro, tal como nos azulejos e pavimentos.

Substitua os candeeiros e as lâmpadas

Atualmente, há uma grande variedade de modelos de candeeiros de teto para cozinha que são realmente vanguardistas e muito diferentes daquelas que eram habituais há 15 ou 20 anos. Se não as substitui há algum tempo, talvez não tenha reparado. Não obstante, não importa só o design do candeeiro, como também a própria iluminação.

Pode gostar de designs mais ostentosos ou mais discretos, é algo que fica à sua escolha. Quem mora na casa faz as regras para reformar a cozinha sem obras. No que respeita às lâmpadas, os LED de baixo consumo são atualmente as mais utilizadas para poupar energia e dispor de várias tonalidades ao mesmo tempo.

Aproveite para instalar torneiras novas

As torneiras podem cair facilmente no esquecimento no momento de reformar a cozinha sem obras, mas o certo é que são um elemento muito mais chamativo do que parece. O seu design pode marcar uma grande diferença na decoração em geral do espaço, uma vez que nos últimos anos os principais fabricantes conseguiram evoluir em direção à modernidade.

Talvez há 20 anos isto fosse impensável, mas atualmente é uma realidade que as torneiras são um elemento muito importante na decoração de estilo moderno. Lembre-se de que cada elemento conta e tudo deve estar em consonância para conseguir os melhores resultados.

Como renovar uma cozinha pequena

Conselhos simples para renovar cozinhas pequenas

Se acredita que por ter pouco espaço não tem muita margem para melhorar, vamos demonstrar que é possível reformar a cozinha sem obras e retirar o máximo partido desta. As seguintes recomendações funcionam na perfeição:

Tenha sempre tudo arrumado

Ter tudo perfeitamente colocado no seu lugar é fundamental para que possa aproveitar a cozinha. Após fazer isto, poderá começar a integrar alguns elementos decorativos que deem uma nova vida ao espaço, mantendo a funcionalidade.

Aproveite os armários e as prateleiras

Para ter tudo em ordem, é necessário retirar o máximo partido de todos os armários e prateleiras. Assim, não existirão estorvos no meio e poderá ganhar amplitude para reformar a cozinha sem obras. Pode até aproveitar as paredes para pendurar alguns utensílios e recolocar móveis para ter mais espaço útil.

A importância das cores

Cada vez mais casas optam pela cor branco para a decoração das cozinhas. Está demonstrado que é perfeito para criar um ambiente mais luminoso e moderno, mas também é a cor mais fácil de combinar com qualquer outro móvel.

Quais dos nossos conselhos vai implementar para reformar a sua cozinha sem obras?

Reforme e decore a sua casa com o Brico Depôt

No Brico Depôt pode encontrar uma grande quantidade de mobiliário e recursos para reformar a cozinha sem obras. Descubra tudo o que tempos disponível na nossa loja online, imagine como pode adaptar-se aos diferentes espaços da casa e transforme o seu projeto em realidade!

Encontramo-nos no próximo Brico Post!

Tipos de bases de chuveiro: Escolha a que mais lhe convém

Está a pensar dar um novo aspeto à sua casa de banho? A área do banho é uma das áreas mais simples para marcar um...

Como limpar o lava-louça de aço inoxidável passo a passo

Repetimo-lo sempre, mas por vezes convém destacá-lo. Uma correta manutenção de todos os elementos que compõem as...

6 dicas para decorar a casa de banho com estilo

Decorar a casa de banho pode ser uma tarefa bastante difícil, uma vez que, normalmente, não paramos para pensar como...

Como pintar os azulejos de cozinha

Talvez leve algum tempo a pensar que os azulejos da sua cozinha não parecem tão novos e brilhantes como nos primeiros...

Renovação da cozinha passo a passo: Tendências 2023

A renovação da cozinha é um daqueles projetos bricolage que precisa de fazer pelo menos uma vez na vida. Pode viver na...

Ideias de renovação de casas de banho: Tendências 2023

Se está em processo de renovação da sua casa e vai avançando aos poucos, neste artigo vai encontrar tudo o que precisa...

Abrir a cozinha à sala de estar: Vantagens, desvantagens e preços

A tendência de abrir a cozinha à sala de estar ganhou popularidade nos últimos anos como uma forma de criar espaços...

Renovar a casa de banho sem obras: 9 dicas

Sabemos que tem um orçamento apertado mas, a pesar disso, quer dar um novo aspeto a uma ou a várias divisões da sua...

Substituição de janelas: Tipos, materiais e preços

Para desfrutar de um ambiente mais tranquilo e relaxante em sua casa, há muitos aspetos que pode considerar, mas um...

6 ideias para renovar as casas de banho pequenas

Por vezes, o espaço na nossa casa pode ser limitado e dar a sensação de que é complicado renovar certas divisões. Isto...