Remodelações de Interior

Descobre como remodelaçãaor cada espaço interior da sua casa.

Conselhos para escolher os melhores materiais para remodelar a sua casa
Tudo para ter um consumo eficiente e economizar em suas contas
Dicas para decorar a sua casa
Explicamos como usar os produtos e os passos a seguir para otimizar a sua utilização
Descubra como remodelar cada espaço interior da sua casa
Encontre as melhores ideias para projetos fora da sua casa

Conselhos de isolamento

Uma divisão com um bom isolamento é uma garantia de conforto e, essencialmente, de poupança de energia.

Numa divisão sem isolamento, as perdas de calor são provenientes de:

- Tectos/Telhados: entre 25% e 30%

- Pontes térmicas: 5%

- Fachada (paredes): 20% a 25%

- Portas e janelas com vidro simples (ou sem vidro duplo): 10% a 15%

- Soleira: 5% a 10%

Tectos e telhados são a maior fonte de perda de calor de uma divisão - o isolamento correcto dessas zonas proporciona uma poupança substancial de energia. Para além disso, se estas áreas de cobertura forem isoladas, estes metros quadrados que não utilizamos podem transformar-se em divisão adicional (quarto, escritório, etc...) = poupa energia e, ao mesmo tempo, ganha espaço.

Outra forma fácil de isolar uma divisão sem muitas obras é substituir as portas e janelas por produtos com vidros duplos térmicos. Estes, para além da poupança de energia e do conforto térmico, proporcionam um excelente isolamento acústico, ideal para as áreas urbanas.

Normalmente pensamos que o isolamento é útil apenas no Inverno, mas uma divisão bem isolada também protege do calor excessivo durante o Verão. Um bom isolamento térmico, no Inverno, limita as perdas de calor e, no Verão, impede o aumento excessivo de temperatura – assegurando assim a poupança de aquecimento no Inverno e de ar condicionado no Verão, garantido o conforto durante o ano todo.

Conheça os tipos de isolantes:

ISOLANTES MINERAIS:

- Lã de vidro:

Tem uma boa relação qualidade/preço, é maleável e adapta-se bem às irregularidades dos suportes. As suas fibras têm uma baixa condução acústica. É naturalmente não-inflamável.

- Lã de rocha:

Fabricada a partir de rochas vulcânicas, contribui para o isolamento térmico, para o conforto acústico e para a protecção contra incêndios.

 

ISOLANTES SINTÉTICOS

Poliestireno expandido:

Tem uma boa resistência mecânica, é fácil de instalar, não deteriorável, muito estável, inerte, mas não "respira". Produto derivado de petróleo – é inflamável.

Poliuretano:

Esta espuma oferece uma excelente eficiência térmica. É muito resistente à quebra, não deteriorável, é estável e inerte, mas não "respira". É inflamável.

Poliestireno Extrudido:

Mais resistente à compressão e à humidade do que o poliestireno expandido. De fácil colocação, leve, estável e inerte, mas não "respira". É inflamável.

 

REFLECTIVOS:

- Isolamento com bolhas:

Camada de bolhas de ar entre duas camadas de alumínio. Não deteriorável, estável, inerte e não provoca alergias. É inflamável.

Multicamadas:

Composto por revestimentos reflectivos, poliéster e espuma de polietileno, garante um bom isolamento térmico e impede a entrada de ar.