Passo a passo

Explicamos como usar os produtos e os passos a seguir para optimizar a sua utilização.

Conselhos para escolher os melhores materiais para remodelar a sua casa
Tudo para ter um consumo eficiente e economizar em suas contas
Dicas para decorar a sua casa
Explicamos como usar os produtos e os passos a seguir para otimizar a sua utilização
Descubra como remodelar cada espaço interior da sua casa
Encontre as melhores ideias para projetos fora da sua casa

Prepare as paredes antes de pintar

É importante preparar as paredes antes de pintar, é a melhor garantia de obter o resultado que se pretende.

Explicaremos os passos a seguir antes de pintar uma divisão.

Prepara las paredes antes de pintar

1. ADEQUAR O ESPAÇO

É imprescindível retirar todos os objetos que não nos permitam pintar com liberdade. Com alguns móveis de grande tamanho será difícil, neste caso é melhor cobri-los com plásticos. É aconselhável retirar as tomadas e interruptores, candeeiros e/ou spots.

2. COLOCAR FITA

O segundo passo é “colocar fita”, trata-se de delimitar os espaços mediante uma fita de pintura. Estas fitas têm diferentes tamanhos para adequar-se bem a cada zona. É importante tapar os rodapés, interruptores, molduras das janelas e portas.  É uma ferramenta útil se pretender pintar uma mesma zona com duas cores diferentes.  Ao retirá-la é melhor fazê-lo quando a tinta não estiver totalmente seca.

3. PREPARAR A SUPERFÍCIE

Primeiro temos de analisar e informar-nos sobre o tipo de superfície que vamos pintar.

- SUPERFÍCIE TIPO PLADUR®: É recomendável aplicar um primário com o fim de deixar a parede preparada e não gastar tanta tinta. Pelo contrário, se as paredes forem muito antigas ou tiverem tinta com muita cal podemos seguir o mesmo procedimento de primário nas paredes.

- SUPERFÍCIES COM BURACOS OU FISSURAS: Deve utilizar um betume em pó ou se preferir uma massa já pronta a usar. Deixar secar e lixar até deixar a parede homogénea.

- SUPERFÍCIES COM MANCHAS: Se as paredes forem antigas, amarelas, com manchas de qualquer tipo, aconselha-se utilizar tinta antimanchas. Desta forma tapamos as manchas e outras imperfeições e ao mesmo tempo previne-se novas.

- SUPERFÍCIES COM HUMIDADE: Para este tipo de paredes e tetos é importante saber a origem das humidades. No caso de a origem serem humidades emergentes ou de fugas (banheiras, tubos de aquecimento…) recomenda-se usar tintas anti-humidades. Antes de aplicar este tipo de tinta, primeiro deve limpar bem as manchas com um produto desinfetante. Se caso contrário as humidades forem em paredes frias, mal isoladas ou com problemas de condensação, é melhor utilizar uma tinta isolante térmica.

- SUPERFÍCIES MUITO DETERIORADAS: Para as superfícies com tintas antigas e com a camada superior muito maltratada recomenda-se para estes casos decapar a superfície antes de pintar, um gel decapant pode ajudar nesta tarefa. 

Artículos Relacionados

Para começar, antes de retirar a sanita que está instalada, deve-se medir a distância entre a parede posterior e os parafusos laterais da base para saber a me...