Tendências de decoração de terraços e jardins 2023

jardins portada bricodepot portugal

Poder desligar-se da agitação da vida quotidiana e mergulhar num ambiente relaxante para desfrutar do sol e da natureza soa bem para este Verão, não soa? De certeza que está ansioso por desfrutar ao máximo do seu jardim, mas talvez lhe esteja a faltar alguma coisa. A decoração de terraços é aquele fator diferencial que transforma estes espaços em locais muito mais acolhedores. Precisa de ideias para conseguir o melhor resultado possível?

A decoração de jardins vai voltar a ser tendência durante os próximos meses, porque cada detalhe conta. Desde mobiliário confortável a iluminação cativante e plantas que dão vida ao espaço, existem inúmeras opções para transformar o seu terraço num lugar encantador.

Como sempre fazemos, na Brico Depôt preparámos um guia completo de produtos e sugestões para que não lhe faltem ideias de decoração de terraços. Siga os nossos conselhos, deixe-se guiar pelos seus gostos pessoais e verá como o antes e o depois serão percetíveis.

Inspiração para a decoração de jardins

No reino verde há muitas ideias de decoração de jardins que pode aproveitar para esta nova iniciativa. Um espaço pensado ao milímetro é muito mais do que um conjunto de mobiliário e vegetação, pois cada elemento tem um propósito e uma história para contar.

Jardins de estilo natural e orgânico

Com uma combinação cuidada de elementos naturais e um design que flui em sintonia com o ambiente, estes jardins captam a verdadeira essência da vida ao ar livre. Neles destaca-se a abundância de vegetação autóctone, mas a incorporação de mobiliário fabricado com materiais sustentáveis pode significar um ponto a favor muito importante.

A subtileza e a seleção dos elementos certos são extremamente importantes, uma vez que o objetivo é fazer com que este estilo de decoração de terraços seja o mais simples possível. Diz-se que menos é mais e, neste caso, é exatamente isso que procuramos.

jardins de estilo natural e organico

Jardins verticais e em paredes

No mundo da decoração de jardins, os formatos verticais estão a ganhar cada vez mais popularidade, e não é difícil perceber porquê. Este impressionante formato em ascensão permite acrescentar elementos naturais de alto valor estético em espaços reduzidos, nomeadamente nos terraços das casas que procuram uma decoração vanguardista e disruptiva.

Imagine uma parede transformada numa tela verde, onde as plantas trepam de forma graciosa e bela. Os jardins verticais e em paredes são uma solução inovadora e criativa para quem deseja levar a natureza a novos patamares. Sem dúvida, constituem a combinação perfeita de funcionalidade e estética, aproveitando o espaço vertical para criar um impacto visual impressionante.

Jardins grandes com piscina

Se dispõe de um espaço amplo com piscina, isso significa que pode elevar a decoração do seu jardim a outro nível, aproveitando diferentes elementos decorativos e funcionais. Estes espaços generosos em termos de dimensões permitem múltiplas possibilidades e ser muito criativo.

 Pode aproveitar a área ao redor da piscina para criar zonas de descanso e entretenimento que se fundem em perfeita harmonia com o ambiente natural. Desde elegantes espreguiçadeiras e guarda-sóis a acolhedores sofás e mesas de refeição ao ar livre, pode selecionar cuidadosamente o mobiliário e os acessórios que complementam o seu estilo e o convidam a desfrutar de momentos de relaxamento e diversão no exterior.

A iluminação também desempenha um papel crucial na criação do ambiente e na decoração de jardins com piscina. A sua escolha correta e colocação estratégica é fundamental.

As nossas ideias de decoração de terraços

Quer descobrir os melhores produtos de decoração de terraços que pode comprar na nossa loja online? Deixe-nos recomendar-lhe os produtos mais procurados pelos nossos clientes em função das dimensões de cada espaço:

Terraços pequenos mas acolhedores

Para começar, queremos facilitar-lhe a vida com o seu novo mobiliário de jardim. Se quer uma proposta com a qual não tenha de combinar diferentes elementos, a nossa Série Denia assenta-lhe que nem uma luva. Inclui mesas, cadeiras e sofás confortáveis, bem como um baú no qual poderá guardar diferentes ferramentas ou complementos que necessite ter à mão.

São fabricados em madeira natural, pelo que oferecem um acabamento de alta qualidade, bem como uma grande durabilidade. O calor que proporcionam à sala e o seu conforto para tomar um café ou desfrutar das suas leituras favoritas à luz do sol vão certamente convencê-lo.

Por outro lado, um dos elementos de decoração de terraços que consideramos essenciais para este tipo de espaço são os toldos, pois podem ser estendidos e dobrados muito facilmente, de modo a não ocuparem demasiado espaço. Com eles, pode usufruir de agradáveis momentos de sombra, regulando a quantidade de luz solar a que se quer expor.

Terraços modernos e minimalistas

Quando o espaço disponível é grande e permite mais opções, pode não só acrescentar móveis como sofás exteriores ou mesas de maiores dimensões, mas também espreguiçadeiras para apanhar sol junto à sua piscina. Com os nossos designs vanguardistas, poderá obter um excelente resultado nesta parte da decoração da sua piscina.

No que diz respeito aos elementos de sombreamento, se antes falámos de toldos, agora queremos propor uma alternativa muito mais ostensiva e adequada aos grandes terraços: as pérgolas. Estruturas versáteis e elegantes que se tornaram um elemento essencial para a criação de espaços exteriores abrigados.

O armazenamento também desempenha um papel importante, pois é o local onde pode guardar todas as suas ferramentas de limpeza e manutenção. Se precisar de um grande espaço para manter os objetos arrumados, um dos nossos abrigos de jardim pode ser a opção mais acertada. Não obstante, também temos disponíveis outras opções mais discretas como baús e armários para exteriores.

terracos modernos e minimalistas

Opções para revestir a superfície

No entanto, há um aspeto de que ainda não falámos, mas que é extremamente importante para a decoração de terraços e jardins. Manter as superfícies em perfeitas condições e como novas é um dos fatores mais importantes e na Brico Depôt podemos oferecer-lhe até quatro opções muito vantajosas:

A relva artificial é uma ótima alternativa se não dispõe do tempo necessário para manter a relva natural nas melhores condições. Com o seu formato em placas, a instalação é realmente fácil e quase não necessita de cuidados especiais, basta mantê-la limpa. Para além disso, tem a virtude de ser muito resistente e poder durar muitos anos em perfeitas condições.

E no que respeita aos pavimentos de exterior, os que são fabricados em madeira, compósito e cerâmica compacta são algumas das opções que melhores resultados podem dar. Não só oferecem um grande rendimento em termos práticos, mas a nível estético o seu acabamento moderno também pode dar muito valor à decoração de terraços e jardins.

Ideias criativas para iluminar terraços e jardins

A iluminação desempenha um papel crucial na criação de ambientes mágicos e cativantes em terraços e jardins. É o fator que transforma um espaço exterior num lugar cheio de encanto e personalidade. E com uma cuidadosa escolha destes elementos, pode dar vida ao seu ambiente noturno de uma forma original e criativa.

Luzes de parede

Imagine uma luz suave e quente a filtrar-se entre espaços, criando um jogo de sombras e brilhos que realça a beleza natural do seu espaço ao ar livre. As luzes de parede estrategicamente colocadas podem ressaltar caraterísticas arquitetónicas, como muros de pedra ou fachadas de encanto rústico, criando um ambiente acolhedor e vanguardista.

Estas luzes podem ser tanto funcionais como fazer parte da decoração de terraços e jardins, dando um toque de elegância aos seus espaços exteriores durante a noite.

Iluminação solar

A iluminação solar é uma opção sustentável e eficiente que utiliza a energia do sol para iluminar os seus terraços e jardins. Estas luzes são fáceis de instalar e não requerem cabos, o que lhe dá a liberdade de as colocar onde quiser.

Desde caminhos iluminados a delicados pontos de luz no meio da vegetação, a iluminação solar cria um ambiente mágico e ecologicamente correto, adicionando um toque de encanto natural aos seus espaços exteriores.

Iluminação LED

O poder da iluminação LED é inigualável quando se trata de criar efeitos espetaculares na decoração de terraços e jardins. Estas luzes versáteis e de baixo consumo energético permitem-lhe jogar com uma vasta gama de cores e efeitos, desde luzes brancas quentes para criar uma atmosfera íntima a luzes que mudam de cor para uma festa vibrante.

Também pode utilizar a tecnologia LED para ressaltar elementos específicos ou para criar uma iluminação ambiental que transforme por completo o aspeto do seu espaço exterior.

Lanternas para o exterior

Também não podemos esquecer o encanto clássico que as lanternas de exterior podem oferecer. Estes elementos intemporais adicionam um toque de elegância e nostalgia aos seus terraços e jardins. A sua iluminação suave convida a desfrutar de noites mágicas sob as estrelas com um clima mais acolhedor.

Como combinar cores e texturas na decoração de terraços e jardins

A combinação de cores e texturas na decoração de terraços e jardins é uma arte cativante que pode elevar os seus espaços exteriores a um nível completamente novo. É a forma perfeita de criar harmonia, contraste e equilíbrio visual, transformando o seu ambiente num lugar que reflete a sua personalidade e estilo único.

Imagine um espaço ao ar livre em que cada elemento, desde o mobiliário às plantas e acessórios plenamente decorativos, se funde num jogo cativante de cores e texturas. A escolha de uma palete de cores adequada é essencial para criar a atmosfera desejada.

Pode optar por uma combinação harmoniosa de tons neutros e suaves para uma sensação de calma e serenidade, ou explorar cores vibrantes e audazes para infundir energia e vitalidade no espaço. O segredo é encontrar o equilíbrio perfeito entre as cores para criar um ambiente acolhedor e visualmente atraente.

Além das cores, as texturas desempenham um papel crucial na decoração de terraços e jardins. A escolha de materiais e tecidos com diferentes texturas adiciona dimensão e profundidade aos seus espaços exteriores, e para atingir este objetivo pode combinar superfícies lisas e polidas com outras mais rugosas e texturizadas que lhe permitam alcançar contraste e interesse visual.

Neste aspeto, as plantas e a vegetação são um elemento essencial e pode jogar com as diferentes formas, tamanhos e tonalidades para criar uma rica paleta natural. Pode tentar variar a disposição das plantas, criando uniões únicas e personalizadas para alcançar um efeito visual interessante e dinâmico.

como combinar cores e texturas

Design de terraços e jardins: maximizando o espaço exterior

Quando se trata de criar o design perfeito para os seus espaços exteriores, a maximização é fundamental. Isto significa que deve aproveitar ao máximo cada canto com o fim de criar um ambiente funcional, acolhedor e esteticamente agradável. De seguida, apresentamos algumas ideias para tirar o máximo proveito de cada metro quadrado.

Ordem e distribuição do mobiliário

A distribuição inteligente do mobiliário é um fator chave na decoração de terraços e jardins. Os móveis versáteis e modulares podem-se adaptar a diferentes configurações e necessidades. Por exemplo, uma mesa dobrável e cadeiras empilháveis são excelentes opções que lhe permitem economizar espaço quando não as estiver a utilizar.

Além disso, lembramos a possibilidade de utilizar móveis com arrumação incorporada, como bancos com espaço interior ou mesas com gavetas, para otimizar ainda mais o espaço disponível.

Espaços agradáveis e funcionais

A nossa recomendação é que divida o espaço disponível em áreas específicas, como uma zona de refeições, uma zona de descanso e uma zona de diversão e entretenimento, segundo as suas necessidades e preferências.

Não é necessário que delimite e divida cada zona, mas é importante que escolha os acessórios adequados para cada área. E sobretudo, assegurando-se de que sejam proporcionais ao espaço disponível.

Utilize as paredes

Os elementos verticais podem marcar uma grande diferença na decoração de terraços e jardins. Por isso, recomendamos que aproveite as paredes e muros para instalar estantes, prateleiras, vasos suspensos ou qualquer outro elemento decorativo sem ocupar espaço útil no chão.

Lembre-se que na decoração de terraços e jardins menos é mais. Evite sobrecarregar o espaço com demasiados elementos ou móveis que sejam excessivamente volumosos. Dê prioridade à funcionalidade e à harmonia visual, escolhendo cuidadosamente cada elemento para criar um ambiente equilibrado e acolhedor.

Decoração sustentável

Cada vez mais pessoas procuram criar espaços exteriores que sejam visualmente apelativos, acolhedores e, ao mesmo tempo, amigos da natureza e sustentáveis. A este respeito, a escolha dos materiais adequados desempenha um papel fundamental, pelo que o mobiliário e o chão de madeira são sempre um ponto a seu favor.

Estes materiais não só dão um toque orgânico e autêntico ao espaço, como também ajudam a minimizar a procura de recursos naturais e a reduzir a produção de resíduos.

A eficiência da água é outro aspeto fundamental na decoração sustentável para jardins, e a instalação de sistemas de rega por gotejo ou a utilização de tecnologias de rega inteligentes pode ajudar a reduzir o consumo de água.

No que respeita a iluminação sustentável, queremos insistir, de novo, na utilização de opções com tecnologia LED, já que têm um consumo energético muito inferior ao das outras opções. Além disso, destacam-se por ter uma vida útil mais longa por oferecer luz uniforme e regulável, pelo que poderá desfrutar destes produtos durante muito tempo.

Compre os seus produtos de decoração de terraços e jardins na Brico Depôt

Esperamos tê-lo ajudado a abrir a sua mente com as nossas ideias para a decoração de terraços e jardins. Já sabe que na nossa loja online encontrará tudo o que precisa aos melhores preços do mercado e que, em poucos dias, poderá desfrutar das suas compras graças ao nosso serviço de envio rápido.

Precisa de mais ideias para decorar ou equipar outras divisões da sua casa? Para nós, isso não é problema. No nosso Brico Blog tem muitos outros artigos que pode utilizar como guia e que lhe darão muitas boas ideias e conselhos.

Vemo-nos no próximo Brico Post!

Iluminação de jardim exterior: Dicas para ter sucesso

O jardim é um espaço especial nas nossas casas, um espaço em que a natureza se conecta totalmente connosco. No...

Ideias de arrumação no exterior para jardim e terraço

Está à procura de ideias para a arrumação do jardim mas precisa de ajuda? Tal como no interior das nossas casas...

Como escolher o grelhador ideal para o seu jardim

Chegou a melhor altura do ano para desfrutar do ar livre e organizar refeições com a família e os amigos. Se tem um...

Como escolher o melhor pavimento para o exterior da sua casa

Já estamos imersos nos meses de verão, essa época do ano em que a natureza nos convida a desfrutar de todo o seu...

Como escolher a melhor relva artificial para o seu jardim?

Se chegou a este artigo, deve estar cansado de se preocupar constantemente com a manutenção da relva natural do seu...

Como proteger o mobiliário de jardim no outono e no inverno?

Com a chegada das estações mais frias, os nossos queridos móveis de jardim, testemunhas de inumeráveis momentos ao ar...