Porque é que a minha casa está tão fria? Causas e soluções

casa-gelada

A nossa casa é o refúgio onde procuramos o máximo conforto e aconchego, especialmente durante os meses mais frios do ano. Se alguma vez perguntou porque é que a sua casa é tão fria durante estes meses, neste post da Brico Depôt podemos dar-lhe as principais causas e soluções, para que possa estar confortável em sua casa. 

Principais causas de uma casa fria: Descubra-as com a Brico Depôt 

Se durante os meses de inverno uma das perguntas que mais faz é porque é que a sua casa está fria, apresentamos-lhe aqui as principais causas: 

Janelas ineficientes 

As janelas são uma das áreas da casa que podem provocar uma casa fria. É necessário verificar se não existem fendas ou rachas à volta das janelas, uma vez que estas podem ser um ponto de entrada do ar frio. Estas pequenas fendas podem não parecer nada, mas fazem com que a temperatura da sua casa desça consideravelmente. 

Também deverá verificar se as janelas estão bem vedadas, para que possam reter corretamente o calor. A ausência de uma boa barreira contra o frio fará também com que o calor de sua casa escape e, em última análise, resultará numa casa muito fria. 

Isolamento inadequado 

Passemos a outra das razões pelas quais uma casa pode ser fria: a inexistência de isolamento, ou a sua deterioração. Um material de isolamento deficiente ou em mau estado não cumprirá a missão de reter o calor, pelo que verá que o efeito será uma casa muito fria. 

Aqui também podemos falar da falta de espessura do isolamento, especialmente nas paredes e tetos. Se optar por um isolamento fino, este não terá praticamente nenhuma resistência térmica, pelo que o frio entrará e, consequentemente, terá uma casa muito fria e até húmida. 

Fugas de ar 

Dentro da sua casa, como já referimos, pode haver zonas onde existam diferentes fugas de ar. As portas e janelas são os pontos mais estratégicos, especialmente na área das juntas e ligações. Ao selar estas zonas com um material inadequado, poderá deixar entrar ar e, consequentemente, terá uma casa fria. Deve também verificar as condutas do sistema de aquecimento, se o tiver, pois também podem ter fugas e o calor pode não estar a ser distribuído corretamente. 

Portas ineficientes 

Se em sua casa tiver portas que estejam desgastadas ou mal colocadas, isso provocará fugas de ar, o que impedirá que a casa aqueça corretamente e deixará entrar o ar frio originando o arrefecimento da sua casa. Também deverá considerar que as portas contenham material isolante ou substituí-las por outras que tenham a capacidade de reter o calor. 

Chão frio 

Muitas vezes não pensamos no facto de que o chão pode ser a razão para uma casa fria. A falta ou ausência de isolamento no subsolo fará com que haja uma sensação de frio no chão. É por isso que é importante ter um bom isolamento. Também pode optar por tapetes, que reterão melhor o calor.

Problemas com o aquecimento

Pode ser que a razão pela qual tem uma casa muito fria seja o seu sistema de aquecimento. Deverá verificar e realizar uma manutenção regular destes equipamentos, separando-os se necessário. Muitas vezes, um filtro sujo nos sistemas de aquecimento pode diminuir a sua eficiência e capacidade de aquecimento. 

Orientação ao sol inadequada

As casas que têm pouca exposição ao sol durante o dia também podem dar origem a casas muito frias. Neste caso, o nosso conselho é redistribuir o espaço para que mais luz solar possa entrar na casa. Embora isso seja, por vezes, impossível, por haver edifícios próximos que não deixam entrar a luz na sua casa. 

Obstruções nas saídas de calor 

Outra das principais causas de uma casa muito fria é o facto de as zonas de saída do calor estarem obstruídas. Não tem necessariamente de ser uma avaria, mas pode ser devido à colocação dos móveis em frente das saídas de calor, obstruindo-as, o que faz com que a sua casa não fique quente. Aqui também falaríamos das cortinas grossas que pode ter nas janelas, que ao não deixarem entrar o sol originam uma casa fria. 

A minha casa é muito fria, o que devo fazer? Nós dizemos-lhe na Brico Depôt 

Agora que já sabe as causas que o faz ter uma casa muito fria, vamos falar sobre as possíveis soluções a aplicar para os problemas apresentados. 

Melhore as suas janelas

A primeira coisa que lhe dizemos que pode fazer é melhorar as suas janelas. Pode optar por modelos com vidros duplos, que oferecem um isolamento de qualidade e impedem a entrada de correntes de ar. Certifique-se apenas de que estão bem vedadas. Também pode optar por cortinas térmicas, que darão às suas janelas uma camada extra de isolamento durante a noite. 

Instale isolamento de qualidade

No caso de já ter isolamento, mas notar sempre que a sua casa está fria, então deve substituí-lo por outro de qualidade. Se necessário, junte camadas adicionais, utilizando materiais modernos e eficientes, como os que temos disponíveis na Brico Depôt.

Vedar as fugas de ar 

Como já referimos, podem existir diferentes fugas de ar na sua casa, pelo que é importante que todas elas estejam bem vedadas para evitar uma casa fria. O melhor é utilizar vedantes de silicone ou fita isoladora para impedir quaisquer fugas de janelas, portas e outros pontos de entrada. Além disso, deve prestar atenção aos locais onde ocorrem as fugas. 

Ventile a sua casa e evite a humidade

Muitas vezes, um dos principais problemas de uma casa muito fria é a existência de muita humidade. Uma das soluções é ventilar bem a sua casa para eliminar esta humidade. No entanto, este problema é muitas vezes causado por razões estruturais da sua casa, pelo que pode precisar de ajuda profissional para lhe pôr fim. Pode também optar por desumidificadores. 

O importante é encontrar a origem do frio que continua a entrar em sua casa, utilizando os melhores produtos e soluções para evitar novas fugas ou a entrada de ar frio. Instalar portas e janelas de qualidade, ter um bom sistema de aquecimento e verificar sempre se este está a funcionar corretamente. 

Na Brico Depôt temos uma vasta seleção de produtos para o ajudar a manter a sua casa mais quente. Desde janelas e portas de qualidade, produtos de isolamento, sistemas de aquecimento de diferentes tipos, como a lenha ou elétrico, entre outros. Para além disso, todos os nossos produtos se destacam pela excelente qualidade que oferecem, para que a sua casa esteja sempre protegida das intempéries. 

Precisa que o ajudemos a solucionar o problema de ter a casa muito fria? Contacte-nos e a nossa equipa dar-lhe-á a melhor assessoria. 

As 6 melhores formas de aquecer uma casa

Com a chegada do inverno, manter a sua casa quente torna-se uma autêntica necessidade. Ao longo deste post que...

Como escolher a caldeira certa para a sua casa

Sabemos que, com a chegada do inverno, uma das questões mais importantes que todas as pessoas põem é como escolher uma...

Melhor ar condicionado: Qual comprar em 2023

Quando o calor do verão aumenta, ameaçando transformar a sua casa num forno sufocante, só há uma pergunta que vem à...

Quanto consome a Bomba de Calor do Ar Condicionado?

Ao pensar em comprar e instalar um sistema de ar condicionado que seja eficiente, uma das perguntas que se faz é sobre...

O que é a biomassa? Vantagens e tipos

Atualmente, um dos objetivos que se procuram atingir para melhorar a eficiência dos sistemas de aquecimento, é a...