6 dicas para decorar a casa de banho com estilo

decorar a casa de banho

Decorar a casa de banho pode ser uma tarefa bastante difícil, uma vez que, normalmente, não paramos para pensar como podemos dar mais qualidade a este espaço. Está nesta situação e necessita de ideias inovadoras?

No Brico Depôt temos as respostas que procura. Como bons amantes dos estilos decorativos retro-vintage, bem como dos acabamentos mais modernos e vanguardistas, queremos oferecer-lhe várias alternativas que o irão converter num especialista da decoração da casa de banho.

Os nossos melhores conselhos para decorar a casa de banho

Tanto se pretende converter a casa de banho num espaço com uma decoração moderna e de luxo, como num estilo vintage ou retro, ou dar-lhe um toque rústico ou mediterrânico, temos várias propostas para si! Independentemente do tamanho, tudo é uma questão de encontrar a alternativa que melhor se adapte.

Decorar a casa de banho com acabamentos modernos

Comecemos pelas cores. Para decorar a casa de banho e conferir-lhe um aspeto moderno, o melhor que pode fazer é optar por uma gama de cores brilhantes e que cause impacto em que a vê. Assim, conseguirá criar um ambiente interior adaptado às tendências do design de interiores contemporâneas que tanto se veem nos últimos anos.

Outra excelente ideia é aproveitar as formas geométricas para conseguir um acabamento mais limpo e vanguardista. Atualmente, vários designers optam por linhas retas para transmitir uma sensação de ordem e uniformidade, uma vez que o minimalismo está na moda e, optando pelos elementos adequados, é muito simples transmitir esta sensação de modernidade.

No que respeita às texturas, recomendamos optar por acabamentos planos e sem rugosidades tanto nos mosaicos das paredes como no pavimento. Pode acompanhá-las por elementos decorativos de vidro e conseguirá um excelente efeito que ganhará muito pontos no momento de decorar a casa de banho.

No que respeita à iluminação, consideramos que a melhor ideia é que esteja em consonância com as cores para que o brilho e a luminosidade alcancem o máximo exponente. Deste modo, criará um ambiente agradável e distinto. Assim, optar por candeeiros de estilo moderno irá proporcionar um toque excecional ao espaço.

Por último, no que se refere a torneiras, o melhor material para este tipo de decoração é o aço inoxidável, uma vez que transmite perfeitamente a sensação de vanguardismo que procuramos. Também pode dar à zona do lavabo uma pincelada extra acrescentando um elemento natural discreto, mas que dê vida e natureza ao espaço.

decoração para casas de banho modernas

Decorar a casa de banho num estilo tradicional

Para quem se atreve a manter o tradicional e o estilo se identifica totalmente com o de uma casa de banho vintage ou retro, tudo muda por completo. Se voltarmos a começar pelas cores, são os tons suaves e os pastéis os que mais favorecem a criação de um ambiente clássico e agradável.

Para decorar a casa de banho, especialmente as paredes, recomendamos que aposte em dois tipos totalmente diferentes de estampados: flores ou influência oriental. Se conseguir combiná-los com o resto dos elementos decorativos e dos acabamentos escolhidos, pode conseguir um espaço com muita personalidade.

Neste caso, as luzes inclinam-se para tonalidades mais amareladas ou alaranjadas para criar um clima quente. Obviamente, passamos dos candeeiros mais modernos ao mais puro estilo retro, tal como nas torneiras. Os acabamentos em latão ou níquel são ideais.

Quais os acessórios que melhor decoram a casa de banho no estilo vintage?

Vem-nos à mente todo o tipo de acessórios antigos. Por exemplo, toucadores com espelhos de madeira e objetos de cerâmica que ofereçam volume ao espaço, mas sem chegar ao barroco.

Ideias para decoração da casa de banho no estilo rústico

Decorar a casa de banho com uma inspiração rústica também pode ser muito acolhedor e para tal as cores castanho, verde e bege desempenham um papel essencial. Pode jogar com diferentes tonalidades e conseguir uma sensação de privacidade incomparável e muito agradável.

Seguindo o exemplo anterior, os estampados de flores voltam a ganhar protagonismo, ao qual somamos os quadros como recurso de textura e um toque de design único e muito reconhecível.

O ambiente quente volta a estar presente graças à iluminação. O estilo rústico exige uma grande semelhança com a naturalidade, pelo que é muito importante cuidar ao milímetro deste aparelho na hora de decorar a casa de banho.

Quando experimenta uma pequena alteração relativamente ao estilo decorativo anterior, as torneiras em bronze envelhecido são a nossa proposta para conseguir um ambiente rústico. Também pode incluir prateleiras de madeira e elementos de decoração na cor branco e preto que ajudem a criar um contraste inovador.

decoração de casa de banho estilo retrô vintage

Decorar uma casa de banho de luxo

Sempre que pensamos nos acabamentos mais luxuosos, tudo está associado aos espaços e à escolha dos materiais que transmite muito valor e poder. O mármore branco e preto no pavimento e nas paredes é uma excelente opção pela elegância que transmite.

De facto, os tons claros e que incluem o branco são os favoritos das pessoas que optam por decorar a casa de banho com este estilo, incluindo uma grande banheira branca, bem como um conjunto de toalhas ou roupões semelhante. Todo um símbolo de simplicidade e excelência.

A luminosidade clara e brilhante volta a ser um aspeto determinante, mas desta vez substituindo os candeeiros ostentosos pelas lâmpadas mais discretas e que ajudem a destacar a amplitude do espaço. Mais uma vez, as torneiras em aço inoxidável são exatamente aquilo de que necessita para que o lavabo fique elegante.

Como toque final, os espelhos com armações decoradas e as prateleiras de vidro podem ser uma excelente ideia para juntar a este conjunto. Também não podemos esquecer algumas figuras de arte em tamanho médio e fabricadas em mármore para combinar com o piso.

Como decorar uma casa de banho pequena

Para decorar a casa de banho quando tem pouco espaço disponível, há menos opções no momento de acrescentar elementos, uma vez que a chave principal é aproveitar o espaço ao máximo para poder utilizá-lo confortavelmente, sem obstáculos.

  • Utilize cores e azulejos claros para ganhar uma sensação de maior amplitude.
  • Escolha um conjunto de luzes brilhantes e direcionais para reforçar o objetivo proposto no ponto anterior.
  • Recomendamos as torneiras compactas e que não ocupem demasiado espaço.
  • Aproveite os espelhos para fazer o espaço parecer maior.
  • Utilize prateleiras, armários e cómodas para aproveitar ao máximo o espaço de arrumação.
  • Certifique-se de que o mobiliário é compacto para poupar o máximo espaço possível.
  • Decore o espaço seguindo um estilo simples e minimalista para não o encher demasiado e parecer demasiado pequeno no momento de o utilizar.

Ideias para casas de banho de estilo mediterrâneo

Por último, deixamos várias propostas para decorar a casa de banho com um ambiente mais mediterrâneo e próprio de segundas residências localizadas a poucos metros do mar.

No que respeita à seleção de cores, neste caso, inclinamo-nos para as gamas quentes e arenosas, como o branco, o creme, o azul-claro e o amarelo nas paredes. Outra boa ideia é optar por azulejos com mosaicos ou padrões geométricos e florais azuis sobre fundo branco.

Neste caso, voltamos a optar pela iluminação quente e com uma intensidade ténue para que o espaço seja relaxante e acolhedor. Por outro lado, os móveis de madeira escura para decorar a sala de banho farão com que pareça muito mais elegante.

Em combinação com tudo o mencionado, as torneiras com acabamentos em bronze serão um dos melhores complementos para conseguir um excelente resultado. Apenas resta escolher um elemento decorativo que funcione na perfeição com esta proposta.

decoração de casa de banho pequena

Compre todos os seus complementos e produtos no Brico Depôt

Por esta altura terá já claro com qual dos estilos se identifica mais e pode dar início à reforma da decoração da casa de banho da sua casa. Como pode comprovar, basta escolher bem determinados elementos para conseguir um estilo decorativo ou outro e desfrutar do mesmo durante os próximos anos.

Se gostou deste artigo e quer continuar a ler outros semelhantes, basta navegar pelo nosso blogue e descobrir tudo o que podemos oferecer para as reformas do seu lar.

Além disso, na nossa loja online dispõe de uma grande quantidade de móveis e acessórios para fazer deste projeto uma realidade. O Brico Depôt é a resposta definitiva para a decoração da sua casa de banho!

Encontramo-nos no próximo Brico Post!

Abrir a cozinha à sala de estar: Vantagens, desvantagens e preços

A tendência de abrir a cozinha à sala de estar ganhou popularidade nos últimos anos como uma forma de criar espaços...

6 ideias para renovar as casas de banho pequenas

Por vezes, o espaço na nossa casa pode ser limitado e dar a sensação de que é complicado renovar certas divisões. Isto...

Renovar a casa de banho sem obras: 9 dicas

Sabemos que tem um orçamento apertado mas, a pesar disso, quer dar um novo aspeto a uma ou a várias divisões da sua...

Renovação da cozinha passo a passo: Tendências 2023

A renovação da cozinha é um daqueles projetos bricolage que precisa de fazer pelo menos uma vez na vida. Pode viver na...

Ideias de renovação de casas de banho: Tendências 2023

Se está em processo de renovação da sua casa e vai avançando aos poucos, neste artigo vai encontrar tudo o que precisa...

Tipos de bases de chuveiro: Escolha a que mais lhe convém

Está a pensar dar um novo aspeto à sua casa de banho? A área do banho é uma das áreas mais simples para marcar um...

12 dicas para renovar a sua cozinha sem fazer obras

Por vezes, as reformas domésticas são mais complexas do que gostaríamos, mas com a passagem dos anos, as alterações...

19 ideias de estilo para cozinhas modernas

Procura inspiração e ideias para cozinhas modernas? Quer seja uma casa nova quer não atualize esta importante divisão...

7 truques para limpar a cabina do duche

Pode ser que se esqueça com frequência, mas se não fizer a manutenção correta e regular do divisória, o descuido...

Substituição de janelas: Tipos, materiais e preços

Para desfrutar de um ambiente mais tranquilo e relaxante em sua casa, há muitos aspetos que pode considerar, mas um...