Que bancada escolher para a sua cozinha: Guia para todas as opções

A escolha de uma bancada de cozinha costuma ser uma das partes mais importantes da reforma integral destas divisões. Afinal, é o local onde manuseamos e cozinhamos os alimentos e queremos sempre que sejam de qualidade e durabilidade, por isso os materiais de fabrico devem cumprir requisitos mínimos.

Atualmente, existem muitos tipos de superfícies de trabalho que pode considerar escolher. As tendências de design dos últimos anos andaram de mãos dadas com a inovação como demonstra a vasta gama de modelos que pode encontrar na nossa loja online.

Quer algumas recomendações dos nossos especialistas? Antes de nos aprofundarmos no que, para nós, são as melhores bancadas de trabalho, vamos citar alguns fatores que deve ter em consideração na hora de efetuar a sua compra.

Como escolher uma bancada de cozinha: conselhos essenciais

Escolher a bancada da cozinha certa é uma das decisões mais importantes para quem pensa em reformar a casa.

Trata-se de um dos elementos mais utilizados na cozinha, por isso é importante escolher um que seja durável, resistente e funcional, além de ter um bom design que se adapte ao estilo da casa.

Os materiais de fabrico

A primeira coisa a considerar é o tipo de material e o acabamento a ser instalado. Cada material tem as suas virtudes e caraterísticas próprias que os tornam exclusivos, pelo que é importante considerar as suas caraterísticas e escolher a bancada que melhor se adapta às suas necessidades.

O tamanho e a forma

Outro fator importante a considerar ao escolher uma bancada de cozinha é seu tamanho e formato. Certifique-se de comprar um que seja suficientemente grande para responder às necessidades da cozinha, mas que também se adapte ao formato e ao tamanho da divisão.

Se a cozinha for pequena, pode ser uma boa ideia optar por um modelo em L para aproveitar ao máximo o espaço disponível.

A funcionalidade

Tenha sempre em mente que a bancada é uma ferramenta de trabalho, por isso deve ser funcional e prática. Nesse sentido, é importante escolher uma bancada de cozinha que tenha um espaço de trabalho amplo e suficiente para realizar as tarefas culinárias diárias, como cortar, picar, amassar, etc. Tudo isso, com conforto e segurança.

A nossa recomendação

A decisão pode ser mais complicada do que o esperado, já que hoje as bancadas são fabricadas em todos os tipos de materiais. Por experiência própria, é essencial que se adaptem perfeitamente ao espaço disponível, mas também devem encaixar no estilo decorativo do resto da divisão.

A decisão de cada pessoa é única e por isso é tão importante dedicar um tempo a analisar os diferentes tipos de bancadas de cozinha antes de comprar. Pode ser para uma cozinha grande ou pequena e que imite o efeito de materiais tais como a pedra tripura, o mármore e várias madeiras, como veremos no próximo ponto.

nosaa recomdacao

As melhores bancadas de trabalho da Brico Depôt: materiais

Na Brico Depôt somos especialistas em bancadas laminadas que imitam várias pedras ou madeiras, por isso vamos aprofundá-las individualmente para que compre a que mais lhe agradar e que se adapte à linha de estilo que pretende estabelecer na sua cozinha.

Bancada com efeito preto brilhante

Optar por uma bancada de cozinha com efeito preto brilhante confere um ar moderno e sofisticado a qualquer cozinha, graças ao seu design pensado para apresentar um acabamento brilhante muito marcante e cuidado.

Entre as suas principais caraterísticas e vantagens, devemos valorizar a facilidade de limpeza e manutenção, uma vez que a sua superfície lisa não permite que a sujidade e as manchas adiram com facilidade.

Além disso, um aspeto que vai achar muito atraente para a sua compra é que estas são altamente duradouras e resistentes à humidade, o que as torna perfeitas para serem aplicadas em áreas constantemente expostas à utilização de água, como perto do lava-louças e da placa vitrocerâmica.

Bancada com efeito de cimento afagado

Com a imitação do aspeto do cimento polido ou alisado, consegue-se um complemento com um aspeto moderno e minimalista que combina muito bem com as tendências de decoração de cozinhas aplicadas nas casas mais vanguardistas.

Sem dúvida, recomendamos a escolha de uma bancada de cozinha com estas caraterísticas, pois a superfície lisa e fosca oferece um acabamento liso e elegante que se adapta perfeitamente aos mais diversos estilos de decoração modernos.

Uma das suas principais vantagens é que o laminado de Qualidade HPL é altamente resistente a impactos, exposição à luz solar e ao calor, por isso irá manter a sua aparência original por muito tempo e acabará por ser uma decisão muito acertada.

Bancada com efeito de mármore Évora

Escolher uma bancada que imite o estilo do mármore de Évora é outra excelente forma de conferir um toque extra de modernidade a esta divisão. Com seus veios cinzento e bege, proporciona uma sensação de luxo e sofisticação no seu ambiente e não será difícil combiná-lo com outros elementos decorativos.

Além disso, é um tipo de bancada de trabalho altamente resistente à humidade e às manchas, pelo que a sua durabilidade está garantida. Isto converte-o numa opção prática e económica para quem procura a elegância do mármore sem pagar um preço alto.

Ideias para renovar cozinhas antigas<br />

Bancada com efeito decapé

Outro modelo de laminado que recomendamos para a sua escolha de bancada de cozinha é o que imita a técnica de decapagem em madeira, que oferece um aspeto rústico e vintage que muitas pessoas ainda hoje escolhem para conseguir uma sensação de harmonia nas suas divisões.

O efeito decapé tem uma textura lisa e ligeiramente áspera, com pequenas imperfeições que lembram a madeira decapada. Esse acabamento torna bancada muito aconchegante e natural e pode complementar diversos estilos de decoração, desde o rural até ao famoso shabby chic.

Destaca-se que este tipo de laminado é fácil de limpar e manter, oferece grande durabilidade em perfeitas condições e é bastante resistente a riscos e à abrasão, pelo que o poderá utilizar diariamente sem qualquer problema.

Bancada com efeito de pedra tripura

A escolha de uma bancada de cozinha com efeito de pedra tripura será um acessório muito marcante graças ao acabamento cinzento com diferentes traços de tons escuros que a tornam uma opção elegante e natural para qualquer espaço.

Parece-nos uma das melhores bancadas de trabalho que temos na Brico Depôt, uma vez que esta vertente tem origem na região de Tripura, na Índia. O efeito obtido é muito fiel ao aspeto do material original e, por ser uma superfície laminada, é mais resistente a danos e ao desgaste do que a pedra natural.

Por último, é importante mencionar que a bancada com efeito de pedra tripura também é uma opção mais sustentável e ecológica do que a pedra natural, uma vez que não exige a extração de pedras naturais, o que contribui para a preservação do ambiente.

Bancada com efeito de madeira patinada

Se pretende focar a sua escolha de bancada de cozinha em cores mais claras, o efeito madeira patinada é uma das estrelas das nossas recomendações, pois oferece nobreza e serenidade em partes iguais.

O fato de ser uma superfície laminada é uma grande vantagem, pois é mais resistente e duradoura do que a madeira natural e menos propensa a deformar, rachar ou sofrer danos causados pela água, humidade ou calor, o que a torna ideal para a utilização em cozinhas.

Além disso, por não ser porosa, não absorve a humidade, manchas ou odores, o que o torna muito higiénica e fácil de manter limpa e desinfetada para utilização contínua.

bacada de madeira

Bancada com efeito de mármore versilia

A imitação do mármore versilia é uma ótima ideia para a escolha da bancada da cozinha, pois oferece o efeito de uma pedra natural da região da Versilia, em Itália, com um visual elegante e sofisticado.

Há séculos que é muito valorizada na arquitetura e decoração pela sua beleza e durabilidade, por isso pareceu essencial incluí-lo no nosso catálogo na sua variante laminada.

O mármore sempre foi um dos materiais por excelência para decorar cozinhas e não temos dúvidas de que este modelo se adaptará perfeitamente ao que procura para dar um toque de ar fresco ao seu espaço.

Bancada da Ilha Sonoma

Por fim, propomos outra opção que imita a aparência da madeira; neste caso, o carvalho de Sonoma, uma madeira nobre muito valorizada na carpintaria e na decoração pela sua elegância e resistência.

Esta bancada laminada tem um acabamento liso e texturado que simula os veios e a cor da madeira da árvore californiana, resultando num visual quente e natural que traz a sensação de conforto e aconchego ao espaço.

Trata-se de uma excelente opção para quem procura uma bancada de cozinha com uma aparência natural e orgânica, mas com a vantagem de ser mais resistente a manchas, riscos e desgaste do que a madeira natural. Realmente higiénico e prática para poder manusear alimentos sobre a mesma.

Encontre todos estes tipos de superfícies de trabalho na Brico Depôt

A Brico Depôt é a sua loja de confiança para escolher uma bancada de cozinha. Com a vasta gama de exemplares laminados de que dispomos, pode comprar aquele que melhor se adapta à decoração que pretende dar à sua casa para conferir ao espaço um aspeto muito mais atual e atrativo.

E aqui termina o nosso artigo. Gostaria de ler mais recomendações? No nosso blogue pode encontrar outros artigos que o poderão orientar na escolha de mobiliário e iluminação adequados para todos os tipos de espaços interiores.

Encontramo-nos no próximo Brico Post!

Abrir a cozinha à sala de estar: Vantagens, desvantagens e preços

A tendência de abrir a cozinha à sala de estar ganhou popularidade nos últimos anos como uma forma de criar espaços...

Renovar a casa de banho sem obras: 9 dicas

Sabemos que tem um orçamento apertado mas, a pesar disso, quer dar um novo aspeto a uma ou a várias divisões da sua...

Como limpar o lava-louça de aço inoxidável passo a passo

Repetimo-lo sempre, mas por vezes convém destacá-lo. Uma correta manutenção de todos os elementos que compõem as...

19 ideias de estilo para cozinhas modernas

Procura inspiração e ideias para cozinhas modernas? Quer seja uma casa nova quer não atualize esta importante divisão...

Como pintar os azulejos de cozinha

Talvez leve algum tempo a pensar que os azulejos da sua cozinha não parecem tão novos e brilhantes como nos primeiros...

Renovação da cozinha passo a passo: Tendências 2023

A renovação da cozinha é um daqueles projetos bricolage que precisa de fazer pelo menos uma vez na vida. Pode viver na...

Substituição de janelas: Tipos, materiais e preços

Para desfrutar de um ambiente mais tranquilo e relaxante em sua casa, há muitos aspetos que pode considerar, mas um...

6 dicas para decorar a casa de banho com estilo

Decorar a casa de banho pode ser uma tarefa bastante difícil, uma vez que, normalmente, não paramos para pensar como...

Trocar uma banheira por um chuveiro: tudo o que precisa de saber

Está a pensar na renovação da sua casa de banho? Sonha com um duche moderno e funcional que se adapte ao seu estilo de...

Como preparar uma parede para pintura

Quer dar uma nova vida às paredes da sua casa? Aplicar uma nova demão de pintura pode ajudar a conseguir excelentes...