SUSTENTABILIDADE

A NOSSA VISÃO

No futuro, estamos convencidos de que uma casa só será melhor se for mais sustentável, por isso estamos empenhados em ajudar a criar melhores casas, fornecendo as soluções mais sustentáveis para tornar isto possível.

Nas nossas operações procuramos sempre a máxima eficiência para assegurar um impacto ambiental mínimo, e idealmente esse impacto deve ser puramente positivo.

Queremos que o nosso negócio seja um motor de mudança na sociedade, interagindo com diferentes agentes onde quer que estejamos presentes para contribuir para melhorar as comunidades locais.

Isto está de acordo com a estratégia Net Posite do Grupo Kingfisher.

ECOPRODUTOS

Para Brico Depôt, estes são produtos que têm um impacto positivo ou significativamente reduzido no ambiente durante a produção, fabrico, transformação ou eliminação, e que também poupam nas facturas domésticas.

Todos os nossos ECOproducts são validados pela Bioregional, uma instituição de caridade de sustentabilidade independente, que tem em conta as mais recentes e inovadoras normas de sustentabilidade para determinar anualmente a lista de produtos amigos do ambiente de Brico Depôt.

O que são?

  • Produtos que ajudam a poupar energia
  • Produtos que ajudam a reduzir o consumo de água
  • Produtos que asseguram uma gestão florestal responsável
  • Produtos que ajudam a preservar a qualidade do ar

MADEIRA SUSTENTÁVEL

A madeira é uma das nossas principais matérias-primas, presente em quase 40% dos produtos que vendemos. É por isso que na Brico Depôt, como uma das maiores empresas comprometidas com o ambiente, colaboramos na preservação das florestas através de duas linhas principais de acção:

Compra responsável

Asseguramos que os produtos de madeira que compramos provêm de fontes geridas de forma responsável, ou seja, que a utilização sustentável das florestas e a gestão florestal assegura a disponibilidade da madeira a longo prazo. Desta forma, contribuímos para a protecção dos ecossistemas sem renunciar aos produtos naturais e recicláveis, e também cumprimos o EUTR (European Timber Trade Regulation), assegurando a sua legalidade. O nosso objectivo nesta área é que 100% dos nossos produtos feitos de madeira ou derivados de madeira tenham certificação florestal sustentável.

Para apoiar a nossa responsabilidade ambiental e compromisso com a sustentabilidade, temos dois selos que a identificam.

O "Forest Stewardship Council" é um rótulo internacional que promove a gestão responsável das florestas.

"Programme for the Endorsement of Forest Certification" é um selo de certificação independente, sem fins lucrativos e mundial que promove a gestão sustentável das florestas.

Gestão florestal sustentável 

O projecto florestal de Brico Depôt deriva do nosso desejo de colaborar na regeneração e conservação das florestas, com dois objectivos claros: apoiar os produtores locais e promover a gestão sustentável das florestas. Para este fim, concebemos iniciativas locais que nos permitem gerar um impacto positivo e contribuir para a ideia de devolver mais do que precisamos para funcionar como empresa. Todas as iniciativas florestais são financiadas através da venda de sacos de plástico e reutilizáveis nas nossas lojas.

Levámos a cabo iniciativas sustentáveis em diferentes territórios em toda a Espanha e de tipos muito diferentes, com impacto positivo em mais de 3.000 Ha e procurando sempre promover e sensibilizar para uma gestão florestal sustentável como a melhor ferramenta para conservar as nossas florestas.

OPERAÇÕES

A gestão correcta dos nossos resíduos é uma das áreas em que estamos a trabalhar para optimizar a utilização dos recursos e minimizar os custos derivados dos mesmos. Encorajamos a reciclagem correcta em todos os nossos centros, e o nosso objectivo é separar todos os resíduos recicláveis (cartão, plástico, madeira, metais, etc.) para garantir a sua reutilização.

Do mesmo modo, estamos conscientes da importância do nosso próprio consumo energético; por conseguinte, tentamos utilizar tecnologia que nos ajude a minimizar o nosso consumo energético, para além de utilizarmos energia verde em todos os nossos centros.

ACÇÃO SOCIAL

Cruz Vermelha

Acordo de colaboração entre a Cruz Vermelha e Brico Depôt no âmbito do Plano de Emprego para promover e facilitar práticas de formação não laborais ligadas a cursos de formação, bem como práticas para a aquisição de experiência profissional.

O objectivo do acordo é favorecer a integração das pessoas visadas na estrutura, regras e valores da organização, permitindo-lhes conhecer o contexto em que a sua ocupação é exercida e uma abordagem da cultura do mundo do trabalho.

Projecto "Lares Sustentáveis - Escolas Sustentáveis". 

Com o Projecto Casas Sustentáveis - Escolas Sustentáveis, Brico Depôt pretende colaborar na educação das crianças em idade escolar como consumidores, contribuindo para o desenvolvimento da responsabilidade social e ambiental, tanto individual como colectivamente, e gerando ideias e acções para reduzir o impacto das nossas decisões diárias de consumo. O objectivo, portanto, é desenvolver competências que nos conduzam a um modelo de consumo responsável e sustentável.

São realizados workshops sobre temas como a poupança de energia, poupança de água e gestão florestal sustentável para crianças do 5º e 6º ano do ensino primário, para ajudar a aumentar a consciência da importância de preservar os recursos naturais e quais os produtos que nos podem ajudar a alcançar este objectivo nas nossas casas.

RECONHECIMENTOS E MÉRITOS

Prémio Cruz Vermelha

Dentro da Comunidade de Madrid, a Cruz Vermelha quis reconhecer a lealdade da nossa empresa, para além de Asispa, Clece, Kiabi e Residencia Fuente de Salud.

Estas cinco empresas têm uma longa história de colaboração com o Plano de Emprego da Cruz Vermelha, em diferentes acções, tais como práticas não laborais, gestão de ofertas de emprego e participação em actividades e reuniões da organização.

Há já vários anos que colaboramos com a Cruz Vermelha a nível nacional, integrando pessoas em risco de exclusão social nas nossas lojas. Estas são pessoas que precisam de fazer experiência de trabalho em empresas a fim de serem integradas no mundo do trabalho.

Prémio da Fundação CEMEX

Brico Depôt España foi premiado na categoria de filiais espanholas de multinacionais pelo seu trabalho no fornecimento de produtos de madeira sustentável. Este projecto foi reconhecido pelo seu elevado valor ambiental e social, e é o resultado de todo o trabalho realizado pela equipa de Brico Depôt de Brico com o objectivo de construir uma cadeia de fornecimento de produtos de madeira tão amiga do ambiente quanto possível; este prémio reforça o empenho total do Grupo Kingfisher e de Brico Depôt  em termos de Responsabilidade Social.

O Prémio foi concebido com o objectivo de reconhecer as empresas ou instituições que melhor integram a gestão sustentável nas suas operações diárias na sua cadeia de abastecimento, e os principais critérios que foram tidos em conta durante a avaliação e decisão do júri foram a melhoria social e ambiental do ambiente dos fornecedores, os resultados económicos para a empresa em termos de poupanças obtidas, as melhorias na qualidade e redução do consumo de recursos naturais, a permanência do projecto ao longo do tempo, as características inovadoras do projecto e o alcance da iniciativa.